terça-feira, 3 de abril de 2007

Não há lugar como São Paulo

São exatamente 04:47 da manhã. Estou escrevendo agora porque tive que buscar meu irmão no hospital e porque o Átila teve a moral de ligar no primeiro dia da sagrada Semana Santa para cobrar minha postagem nesse blog. Então aqui segue minha crônica, pois Deus me livre desapontar o Átila...
Como toda madrugada, estava fumando um cigarro e observando a linda paisagem na janela da área de serviço da minha casa: o prédio vizinho. Apesar de ter muito que falar sobre nossa cidade, eu não conseguia juntar as idéias para formar uma crônica. Mas após três cigarros lembrei de uma conversa que tive com um amigo meu, já há algum tempo atrás. Esqueci praticamente toda a conversa que tivemos, recordo apenas que ele estava bravo comigo, pois ele ama essa cidade e eu não sou assim tão fanático por ela. Mas não esqueço de uma frase dita por ele: “Não há lugar como São Paulo”. Lembro que naquele exato momento fiquei inconformado com essa afirmação, mas quando comecei a pensar nesse blog, descobri que eu não discordo com ele... aliás, concordo totalmente com a afirmação.
Mais de vinte anos vivendo em São Paulo é o suficiente para saber algumas coisas sobre a cidade, tipo: evite a qualquer custo o trânsito das 06:30 da tarde; se chover forte em São Paulo, o alagamento em muitas, muitas regiões, é inevitável; não confie em nenhum integrante do PCC; olhe sempre para os dois lados antes de atravessar uma rua (em certas ruas é aconselhável olhar para trás também).
Mas depois de refletir e reclamar muito sobre tais assuntos, notei que eu estava enganado. Estava olhando para esse panorama paulistano de uma perspectiva errada, pois é de conhecimento comum que as situações melhoram se encaradas de forma positiva. Resolvi tentar, e confesso que o resultado foi muito melhor que eu esperava.
Se analisarmos bem, o trânsito das 06:30 da tarde não é tão desesperador assim... levar mais de uma hora e meia para atravessar a Avenida Paulista é meio que uma terapia, se pensar bem. Isso quando o congestionamento não é enfrentado de ônibus. O ônibus paulistano é uma maravilha! A cada dia que passa, o contato humano dentro dele é maior! Uma chance para o passageiro reatar os laços com a comunidade do transporte coletivo.
Quando cai uma tempestade na cidade e alaga inúmeras ruas, muita gente acha ruim. Eu não. Os paulistanos são sempre apressados, correndo para algum lugar, escravos do tempo... mas se eles apenas parassem e vissem a diversão que é uma enchente: cidadão boiando no teto do carro, criancinha brincando com água “limpa”... praticamente um feriado fora de época.
Viver em São Paulo é viver em constante emoção. Atualmente encaro a cidade desta maneira. Correr o risco de encontrar casualmente um integrante do PCC é uma enorme aventura! Imagine a emoção de uma bala perdida passar a dois milímetros da sua orelha! Não troco essa cidade por nada.
Depois que comecei a analisar São Paulo desta perspectiva, vi que essa cidade é a melhor do mundo. Não moraria em nenhum outro lugar! Jamais!
Disseram-me que um ótimo jeito de terminar um texto é com uma citação. Acho que escolhi a mais apropriada: “Não há lugar como São Paulo”.

Esse texto foi escrito por Gustavo, o "Gus". Continuará escrevendo toda segunda, porque sabe que o Átila continuará enchendo o saco.

10 comentários:

Anônimo disse...

entaum acabei d ler. Poutz eu naum t liguei naum, mas...hahaha. Bom, o texto ficou mto legal, bem sarcástico. Bela criatividade e crítica ácida

Anônimo disse...

Achei criativo, mas não ácido, pq ácido pra mim é droga e eu sei que vc não mexe com isso!

Ficou do caralho!! No fim das contas, a loucura e falta de bom senso que cobre esta cidade faz com que, se observarmos ela desta forma, ganharemos mais do que simplesmente reclamar e julgar tudo que há nela...

Não vejo a hora de uma bala passar por mim! Aqui em Franca não tem nada disso!

Bjos meu japonês que eu amo tanto.

Thiago Fagnani disse...

Ironias que nos fazem rir de coisas catastróficas....
parabéns gus
beijos PAL

Anônimo disse...

Gus, amor da minha vida, vc eh um gênio!! rs!
Primeira vez q to entrando no blog de vcs. hahahahaha. Naum vou deixar de entrar nunca mais.
Adorei esse jeito ironico, critico e engraçado q vcs escrevem. Blog do taj! Vai ser meu favorito.
E por falar em favorito, vcs naum colocaram o meu aki.
Eu queroooooooooo

www.blogasclaras.blogspot.com

bju fofussss

Anônimo disse...

Campeão esse texto, campeão...

abraçatilassssssssssss

Gisele Brito disse...

Ah, eu gosto daqui. Apesar dos pesares..rs

Paula Miguel disse...

Não há lugar melhor que o blog do Taj! hahahah
Gus, mandou mto! E eu DUVIDO que o Átila não tenha te ligado de fato...hahahah!

Beijooo*

Ju disse...

Aiai Gus, meu japonêrs do coração!!!!
Sarcástico como sempre, mas perfeito!!!!! Adorei!!!!

Bjinho

Clarisse disse...

Aii Gus...vc é o rabuja mais legal do mundo...e inteligente!! Adorei o texto.
E viva São Paulo...é mta emoção msm...
Bjaoo

Carlos Eduardo disse...

"O sarcasmo é o primo feio da raiva", lembra disso, Gus?! hauhauahuahauha... Belo texto!!

Aquele abraço!!