sexta-feira, 13 de abril de 2007

Pressa X Corpo: A dificuldade de se levar uma vida saudável em São Paulo

Quem vive em São Paulo já está habituado ao ritmo acelerado da cidade. De segunda a sexta-feira, a correria toma conta da capital, onde o trabalho está sempre em primeiro lugar.

O trânsito, caótico, é orquestrado pelo barulho incessante das buzinas no vai-e-vem dos carros. Nos grandes conglomerados, pessoas apressadas se esbarram e dificilmente pedem desculpas umas às outras; são rostos angustiados que se embaralham na multidão, acabrunhados pelos compromissos e dominados pela ditadura do tempo. Situações em um lugar que, como diz Caetano, “aprendeu a chamar de ‘pressa’ realidade”.

Nos fins de semana, o quadro muda, mas não tanto. Com reduzidas opções de lazer na cidade, as pessoas, principalmente os jovens, ao invés da calmaria, optam pela conhecida e badalada noite paulistana para tentar esquecer um pouco a rotina semanal. Resultado: mais agitação.

Todo esse cenário faz com que as pessoas se apeguem muito mais ao que é externo e cada vez menos desloquem um olhar para dentro de si, principalmente no que diz respeito às preocupações em se levar uma vida saudável, regrada e equilibrada.

A ansiedade, a tensão e o estresse causados pela pressa, trazem uma série de prejuízos à saúde dos paulistanos. A velocidade para se fazer as coisas também afeta a alimentação e o sono de quem vive na cidade.

Como o tempo é escasso, grande parte da população recorre ao fast-food e se empanturra de sanduíches e lanches salgados ricos em óleo e gordura, em troca de um prato com nutrientes balanceados, saladas e frutas. Economiza-se tempo e dinheiro, mas não se faz uma alimentação adequada.

Quanto ao sono, é difícil encontrar alguém que tenha horários rigorosos para deitar e levantar. Devido ao excesso de compromissos, as pessoas deitam à noite para dormir já preocupadas com o que vão fazer no dia seguinte, sem parar para refletir e organizar as idéias com calma. O reflexo disso é o que se vê constantemente no interior dos transportes públicos: o grande número de pessoas dormindo pelos cantos. Elas “parcelam” o sono durante o dia, dormem e acordam por alguns minutos e acabam por não dar o descanso necessário para o bom funcionamento do corpo.

Outro problema grave em São Paulo é a poluição. Este, decorre não exatamente da pressa, mas da velocidade com que a cidade cresceu e se organizou. As péssimas condições do ar devido ao excesso de indústrias e à presença de poucas áreas arborizadas provocam muitos problemas respiratórios aos paulistanos. A cidade que não pára, também poderia ser definida como “a cidade que não respira”. Quem conhece outras cidades, percebe logo a diferença na qualidade do ar, ao sair da capital.

São Paulo é a principal alavanca para o país. Sem dúvida, é a cidade mais importante economicamente, e muito disso se deve a seu ritmo acelerado. Mas se a pressa é inimiga da perfeição, São Paulo, apesar de ter muitas qualidades, está bem longe de ser perfeita.

16 comentários:

Pitacos Perdidos disse...

mto bom!! mto bom!!

"se a pressa é a inimiga da perfeição, sp está longe de ser perfeita"

parabéns rapaz.......


Franca

Anônimo disse...

E até que fim com um pouco de demora mais agora temos o post de todos tajianos.. bjao na bunda e
FEEEECHAAAAAAA!!!!!

AlÔ? Mackenzie!

Thiago Fagnani disse...

concordo plenamente...

beijos

Gisele Brito disse...

Eu ñ acho que comer em fast food seja mais barato, os por quilos da cidade ,( valeu a dica do hotel, Franca) que nasceram por causa do corre corre são bem em conta, se vc não comer dentro do Mack, que é uma facada e geralmente a comida está fria.
Texto bancana, bem escrito e informativo.

Ju disse...

Ah, tinha q ter alguma coisa sobre comida né Fanfa????? hahaha...

Falando sério agora, seu texto me impressionou!! As vezes eu esqço q vc fala bem qdo qr dizer algo sério, amigo Folião....
PARABÉNS!!!

Bjinho

Cíntia Luz disse...

Gostei do texto!
Especialmente do "acabrunhados"!
Esse é o Fanfa! Tb se revelando mais uma estrela jornalística...rsrs
Beijos!

Átila disse...

aew fanfa. tipo tá adpto do "faça o q eu digo num faça o q eu faço?" hahaha. sei q essa barriguinha aí foi cultivada c/ mto x-burguer rapá. flw. belo texto. abraço

Anônimo disse...

E o que você descreve, caro amigo, aconteceu comigo: de tão cansado que eu chegava em casa, não tinha mais ânimo pra ir mais, aí o corpo sai prejudicado. Só enchemos a barriguinha, e fazemos poucos exercícios físicos.

Valeu, Fanfão, é nóis!
Bom domingo

Anônimo disse...

Não tinha ânimo pra ir à academia*

Anônimo disse...

ei fanfarrão, eu esperava mais do seu texto...
da sala inteira, vc é o cara q mais tem capacidade pra falar, criticar, tocar em pontos interessantes das relações inter-pessoais, do egocentrismo paulistano e paulista, da leviandade da juventude. Vc é um dos caras mais espertos e inteligentes e deveria se ater a isso e perder o medo e a vergonha de descer a lenha!!
vai lá paulo francis

Carlos Eduardo disse...

É um texto informativo, meu belo negro. Obrigado pelas palavras e aproveito pra te dizer que virão outros textos, estes sim, com maior grau de reflexão. Utilizo este espaço também para trabalhar a minha escrita, por isso, nem sempre farei textos críticos. É possível que apareçam histórias também. Tudo vai depender da reunião de pauta que vamos organizar... hauhauhauha... É zuera.. não tem reunião de nada.. cada um escreve o q quer... Valeu Negão!! E eu prefiro atender por "Fanfa" mesmo.. Paulo é esquisito.

Clarisse disse...

Um belo texto informativo grande amigo. Sua escrita está ótima, impressionou-me!

Parabéns. E apesar de concordar com vc, essa cidade, longe de ser perfeita, é maravilhosa!

Bjaoo

Anônimo disse...

fanfanildo, pois eh!!! sampa eh inexplicável. Cheio de poluição, má qualidade de vida, e a gente adora msm assim?! Dá pra entender!?
Parabéns pelo seu texto, mto bem escrito msm! te adoru viu! vc é um amor msm!!!
bjooooooooooooooo

Jéssica Santos disse...

Fanfa
Muito muito bom seu texto ...
È concordo com a Gi Fast Food é caro, mas o jovem come pq gosta tb naum é
bjocas

RDS disse...

ficava lá com uma mão no controle e outra na lasanha
Lembro da frase, remete-me ao texto e vejo que está perfeita a crítica para a cidade e, mais que isso, ao estilo de vida moderna em geral.
Muito bom saber que alguém sabe relacionar os problemas, as consequências, às suas causas, e não deixar só uma crítica vagando sem destino.
Abraço

Sabrina Machado disse...

"Mas se a pressa é inimiga da perfeição, São Paulo, apesar de ter muitas qualidades, está bem longe de ser perfeita."

Bela frase Fanfa...

Pois é: caos, pressa, estresse, pessoas, solidão, etc...
Assim é a vida de cidade grande...

e nem adianta a Vica falar q Porto Alegre é perfeita, pq não é não...