sábado, 28 de abril de 2007

Pedágio nas marginais?


Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, e José Serra, governador do Estado, desistiram da idéia de colocar pedágios urbanos nas marginais Pinheiros e Tietê. Na última quinta-feira, Kassab retirou da Câmara o projeto que transferia ao Estado a administração dessas avenidas e permitia à iniciativa privada a instalação de pedágios.
Alguns motivos levaram à desistência do projeto. Kassab e Serra encontraram resistência ao projeto dentro da própria base de sustentação do governo. Além disso, segundo contas do prefeito de São Paulo, a reforma das marginais custaria cerca de R$ 4 bilhões, valor considerado muito elevado. Outro fator que impediu o avanço da idéia foi a necessidade de reduzir as atuais pistas que, segundo a proposta inicial, seriam mantidas sem pedágios. Para construir as novas pistas pedagiadas, a largura das atuais diminuiria.
No entanto, apesar da interrupção da idéia, Kassab ainda busca parcerias com a iniciativa privada para possibilitar a reforma das marginais.
Na verdade, a construção desses pedágios encontraria grande rejeição por parte da população, e Serra teme ficar mal visto pelos paulistanos. Sem falar no evidente aumento de congestionamento dos locais, pois a construção de novas pistas reduziria a largura das já existentes.
As rodovias estaduais de São Paulo são duramente criticadas pelo excesso de pedágios que, diga-se de passagem, não são nada baratos.

11 comentários:

Sabrina Machado disse...

Qnd vou ao Paraná, passo por mais de 10 pedágios, graças a essas privatizações...

Eu amo o PSDB...

"a solução é alugar o brasil?"

mandou bem Lucas...

Cíntia Luz disse...

Pois é Sr. Lucas!
Todos os dias tenho o privilégio de pegar uma marginalzinha congestionada ao ir para a faculdade! É tão gostoso tirar um cochilo enquanto o carro não anda....imagina com esses pedágios....aff...aí iria ser um adeus definitivo pra faculdade, e um sono ininterrupto...
Rsrsrs
Beijos!

Rafael Zito disse...

Bem Lucão vc colocou em voga um assunto de extrema importancia. Uma relação entre público e privado. Privatizando teriamos de pagar preços abusivos nos pedágios, no entanto a qualidade das estradas melhorariam. Do jeito q está não pagamos nd, q acho o certo, pois nao inibi o direito de ir e vir, no entanto continuaremos passando por diversos buracos.

É um discussão eterna! Até q ponto o público tem condições de preservação sem contar com o apoio da iniciativa privada?

Bem é isso, um abraço e colocou um assunto super importante pra ser debatido.

Anônimo disse...

mto bom o texto, mostra algo q se futuramente vir a acontecer vai mudar a vida d todos, mas q nao tem uma grande cobertura pela mídia. Uma critica: faltou humanizar o texto. abraço

Anônimo disse...

Voltaram a cobrar pedágio pra motociclistas na Rod. Presidente Dutra. Pra foder de vez só faltavam colocar esse pedágio nas marginais. Mas isso seria um ótimo pretesto pra iniciar um motim pra acabar com o Kassab. Esse cara é, sem dúvida, o pior prefeito que São Paulo teve nos últimos anos da nossa história. E quem sabe se assim, com as marginais pedagiadas, a rede Globo pararia de puxar o saco desse porco inconseqüente!

Ju disse...

hahahaha olha a revolta do Dedão!!!!! Mas tá certo.... é válido.... mto bom o texto!!! Pra se pensar...

Bjinho

Vivian disse...

o serra tem receio de ficar mal visto, muito muito bom! lucas nunca tinha entrado aqui no blog de vcs, mas ó: gostei pacas! vou virar visita frequente aqui, hein... ah, aproveita e dá uma passada lá no paranóia! tecnologia e suas maravilhas, exceto pelos seus custos extras...

cinco em um disse...

Ai patrãozinho, só me deixa com vergonha! hahahaha
A verdade é que SP não tem solução pra um monte de coisas, graças a certas atitudes errôneas (gastei!!) do passado. Aí agora todo mundo busca as saídas mais bizarras e sem cabimento; ainda mais pra nós, que efetivamente nos utilizamos das vias diariamente.

Beijo, Dedãooo! =*
Lette!

RDS disse...

Bela informação no texto Lucão.
Viajar até desanima a gente quando pensamos nesse monte de pedágio pra pagar, a coisa já ta feia, quando queremos então sair pra relaxar temos de pagar mais que o costumeiro, terrível.
E pode ter certeza que o medo do careca é devido a sua candidatura à presidencia, passando essa fase, já era, pedágio ou muita encrenca pra gente segurar aqui em Sampa.
Abraço

Thiago Fagnani disse...

Depois falam que eu pego no pé do PSDB...
era só o que faltava!!!!

Grande notícia Lucas, boa redação...

como sempre, um "divino" ao escrever

beijos

Carlos Eduardo disse...

Público e privado... Eterna discussão. A gente paga por saúde, por segurança, por estradas e rodovias... Daqui a pouco vou soltar uma bufa e vou ter q pagar por liberar gases mal cheirosos na atmosfera.