domingo, 8 de abril de 2007

Páscoa solidária

Acho que não poderia existir dia mais propício para fazer essa postagem. São Paulo, assim como muitas cidades do Brasil e do mundo, sofre com suas desigualdades sociais. Já estamos cansados de ver crianças passando fome, violência absolutamente descontrolada, enfim, o lado negativo de nossa cidade é cruel. Vou contar a vocês algo que me aconteceu há exatamente um ano e que me deixou muito orgulhoso, talvez eu nunca mais me esqueça daquele dia.

Sempre que é Páscoa, minha família recebe muitos ovos. Meus pais dão chocolates para mim e minha irmã, meus avós também dão, tios e amigos também, eu dou ovos aos meus pais etc. Quando retornamos à nossa casa no domingo à noite, quase vinte ovos chegam também. Uma infinidade de chocolate. Quase três meses para comer tudo isso.
Ao longo daquela semana pós-Páscoa, percebi a quantidade de ovos que minha família ganhou. Um dia, cheguei em casa e me deparei com todos aqueles ovos, todos juntos, bonitinhos, coloridinhos, uma maravilha! Mas pensei: "Caramba, tanta gente por aí não deve ter recebido nenhum ovo de Páscoa, e minha casa com tantos ovos assim... Acho que minha família vai ser muito egoísta se comer tudo isso sozinha."
E fiquei pensando isso por alguns dias. Sempre que chegava em casa, lembrava que muitas pessoas não ganharam nenhum ovo naquela Páscoa. E, finalmente, tomei uma decisão. "Vou dar um ovo para alguma criança de rua."
E fiquei com essa idéia na cabeça, mas sempre chegava em casa cansado e com preguiça para colocá-la em prática. Os dias foram passando, e nada. Até que um dia eu cheguei da academia e minha casa estava vazia. Assim que entrei em casa, decidi que naquela noite mesmo entregaria o ovo para alguma criança. Me troquei, escolhi um ovo e peguei o carro. Estava decidido. Só voltaria pra casa depois de dar o chocolate para alguma criança.
Felizmente (e infelizmente) não demorei muito pra encontrar uma criança jogando bolinhas pro alto em um farol. Chamei o menino, aparentemente 6 ou 7 anos, e disse: "Tó, meu filho, divide com seus amigos." Ele apanhou o ovo e ficou de boca aberta, como quem não acreditasse no que acabara de ocorrer. Prontamente, o sinal abriu e eu parti. Ao fundo, escuto uma criança gritando: "Olha, olha! Ganhamos um ovo de Páscoa, ganhamos um ovo de Páscoa." Foi uma sensação maravilhosa, como é bom poder ajudar alguém.
Depois daquele momento, eu via os ovos em casa e me sentia bem.

Acho que consegui fazer a cidade de São Paulo sorrir um pouco naquele dia.

Esse texto foi escrito por Lucas, que deseja a todos vocês uma excelente Páscoa.

21 comentários:

cinco em um disse...

Felizmente (ou infelizmente) eu não recebo muitos ovos em casa, mas você me deixou com vontade de comprar um pra quem precisa também. E por quê não?

;]
Lette.

Rafael Zito disse...

Comovente! Emocionante! Uma atitude grandiosa e que vindo de vc nao poderia ser diferente!!
Infelizmente nosso país sofre com a desigualdade social, mtos com pouco e poucos com mto. Já q nossos incompetentes governantes nao tomam uma atitude, nós cidadãos eh q temos de ajudar e se cada um fizer um pouquinho já ajuda e mto. Uma atitude mais do que elogiosa! Mandou super bem Sr. Rossi.
Uma abraço pra vc e boa pascoa para todos os integrantes desse blog.

Anônimo disse...

ahhhhhhhhhhhhhhhhhh seu gay. hahaha. nada. zuera. bela atitude, num esperava menos d vc. vc tá aki ó! hehe. mandou bem. um positivo pra vc dedao

Thiago Fagnani disse...

"Assim que entrei em casa, decidi que naquela noite mesmo entregaria o ovo para alguma criança. Me troquei, escolhi um ovo e peguei o carro."

Que frase máscula!!!
parabéns pontífice
beijos

Anônimo disse...

ei, eu sou o minino que ganho o ovo de pascua...brigadu cara, vosse ten um grandi corassão...e no natau, não si esqueci, é nóis ein... abrasso dedão!!!!!!!!

Ju disse...

Ai que lindo Dedão!!!!!!!!!!!!!
É por isso que você vai sempre "morar aqui ó"!!!!!!

Bjinho

Anônimo disse...

VALEU LUCKETA , BELA ATITUDE UM ABRAÇO

Silvia Song disse...

Atitude bacana. Muito bacana! =D
Verdade ou não, você de fato conseguiu comover. Agora que a Páscoa passou,porque não dar os ovos que restaram?

E de volta ao trabalho...

Beijo

Anônimo disse...

fala amigão.. belo texto. Realmente nosso país, aliás, o mundo, necessita de paz e atos solidários como o proposto por vc! Pequenos atos como comprar um ovo de chocolate pra quem necessita com certeza traria a sensação de um pedacinho de dever concretizado, mas a verdade é que muita coisa ainda falta para que a igualdade se estabeleça em noso país .. mais uma vez parabéns pelo texto artigo.

RDS disse...

Vou te mostrar que é de chocolate, de chocolate o amor é feito... hahahaha Música imbecil e capitalista a parte, parabéns pela atitude, acho que você já recebeu o suficiente, então vou fazer uma crítica, difícil de dizer, e de aplicar, eu mesmo não sei se tenho esta habilidade de lidar com as pessoas, mas da próxima vez em que for fazer algo assim, saia a pé, iguale-se, converse um pouco com quem vc vai presentear, as vezes o chocolate faz falta e comer sem um amigo também...
Desejos de ajudar mais a sociedade de lado, você deu um grande passo nessa direção.
Lucão, vc é foda hehehe

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Eduardo disse...

Esse tipo de atitude é que é raro em São Paulo. Talvez, por isso, as pessoas se comovam com tal gesto. É uma cidade onde as pessoas não ouvem quando conversam, apenas querem falar. Constroem "amizades" de acordo com seus interesses a curto prazo, sem se preocupar de maneira intensa com os sentimentos e problemas alheios.

O fato do Lucas hesitar por alguns dias em praticar a ação demonstra a dificuldade de se quebrar o paradigma, mas mostra que há um caminho, um exemplo a ser seguido.

Parabéns, Lucão!! Um grande abraço!!

Ps: E quando eu abraço um mendigo, dizem que é porque eu estou bêbado. Então, tá.

Cíntia Luz disse...

Oi Lucas!
Adorei o post!
Parabéns pela atitude!
Beijos!

Clarisse disse...

Dedão, Dedão... q coração grande vc tem... Não podia esperar menos de vc!!! Cada dia surpreendendo mais. Até numa data caloricamente consumista... c ctz vc proporcionou um pouco de prazer a essas crianças sem expectativa de vida alguma.
Parabéns!!
Bjaooo

Anônimo disse...

é isso ai lucas... atitudes como essa que estão faltando em São Paulo... atitudes humanas...

Anônimo disse...

Fala Lu!!!
Legal isso que vc fez! Nem sabia disso...
Agora explica: Que porra de apelido é esse??? Dedão??!! hahahahahahaha

Abraço!!

Felipe Simi disse...

Tudo bem que este seja o 55º comentário... Mas, meu caro Dedão, a sua atitude merece até mil! Belíssimo exemplo de fraternidade/caridade. Mano, me sinto orgulhoso por vc!

Abraçátilas...
Chefinho

Anônimo disse...

como sempre, tô com o fanfarrão e não abro mão! Mas não é só em são paulo q as pessoas são assim, em todo sul e sudeste o egoísmo e o preconceito são atitudes normais, principalmente na classe média.

Dedão, legal sua atitude, vc é uma contradição num lugar q o legal é ser mesquinho! É oq eu penso de vc...

Anônimo disse...

Bom, sobre o primeiro comentário feito por Lucas Renato Rossi, não era de se esperar coisa diferente, porque esse cara e foda. Atitude como essa não é pra qualquer um né não Lucao ? Mando bem a vera mano, nunca pensei em fazer algo do tipo.
Mas em relação a ovos de páscoa eu não tenho muita sorte, além de comprar ovos pra gentalhada toda quando eu ganho um ovinhu que seja minha mãe viciada de um ... devora a parada em minutos !!!

Lucão abração irmão ! Continue assim braço, quem sabe um dia você possa fazer feliz não só uma criança e sim a mulecada toda de uma vez !

Mariana Souza disse...

Bonito gesto Lucas!
Com certeza fez uma criança feliz e o sorriso dela não tem preço.
Beijos Mari

Anônimo disse...

É isso aih Luketta, atitude divina, continue assim meu garoto....Abraços...Calil....